domingo, 8 de janeiro de 2017

Mulheres de 20 x mulheres de 30

Nessa semana li uns três artigos sobre as diferenças entre as mulheres de 20 e 30 anos. Mas será que somos tão diferentes assim? Por incrível que pareça somos sim! Há muita diferença entre as meninas, recém saídas do colegial, e as mulheres de 30, já calejadas por algumas experiências.


Aos trinta anos ficamos mais seletivas e essa seleção é aplicada em vários aspectos de nossas vidas: roupas, relacionamentos, amizades, trabalho... Não estamos mais na fase de experimentar, de se submeter a qualquer situação, só pelo prazer da novidade. Nessa idade já desbravamos alguns territórios desconhecidos e sabemos o que funciona ou não para nós. Short curtíssimo, por exemplo, não funciona. A não ser que seja para usá-los, num dia de calor intenso, dentro de casa. Blusinha mostrando a barriga, então, nem pensar! Já a maquiagem passa ser uma ótima aliada para nós, mulheres balzaquianas. Ela esconde as olheiras, disfarça aquelas manchas na pele, que antes dos trinta anos não existiam, e nos deixam com um aspecto mais jovial e saudável.


Outra diferença é no campo profissional. Aos 20 anos temos uma visão mais idealista em relação a nossa carreira. Acreditamos que podemos conquistar o mundo e, muitas vezes, nos sentimos a última bolacha do pacote, mesmo sendo apenas estagiárias. Já aos 30 nos tornamos mais realistas e, embora saibamos da nossa capacidade e valor, enquanto profissionais, já não nos deslumbramos com isso. Temos consciência de que somos mais uma no meio de milhares e de que precisamos trabalhar muito e estudar mais ainda para um dia, bem lá na frente, sermos profissionais reconhecidas. 


No campo afetivo a história também é diferente. Aos 20 anos nós nos jogamos em qualquer relacionamento, de olhos fechados, sem medo de sofrer. Estamos dispostas a arriscar todas as fichas, mesmo que o sujeito não valha nem um real. Somos menos criteriosas e mais fogosas... Aos 20 anos estamos de coração aberto e queremos aproveitar todas as oportunidades e novidades; nessa fase a quantidade vale mais do que a qualidade. Aos 30 anos não temos mais paciência para homens mal educados, mal estruturados e mal escolarizados. O fator beleza torna-se secundário, queremos um homem honesto, de bom caráter e bom coração. Queremos um sujeito maduro, não de idade, mas sim na maneira de agir. Não queremos um homem para nos sufocar ou nos podar, só queremos alguém que nos valorize, nos respeite e nos acolha em dias de sol ou chuva.


Resumindo: acho que os 20 anos estão para os sonhos, assim como os 30 anos estão para a realização. Aos 30 anos nós só queremos concretizar - não grandes obras, nem grandes feitos ou grandes amores. Nós, balzaquianas, queremos realizar as coisas simples, que fazem sentido para nós e para as nossas vidas. Nessa fase nós só queremos que os nossos projetos e desejos se materializem, na medida do possível, sem grandes alardes, fantasias ou pretensões. Nessa idade já sabemos que não podemos fazer tudo, mas que podemos melhorar muitas coisas ao nosso redor, dando um passo de cada vez; e acima de tudo é um momento em que só queremos ser felizes, sem nenhuma ilusão. Mas com muita convicção.



Camila Santos

2 comentários:

  1. palmas !!! somos assim mesmo, agora fico aqui pensando será que com os 40 anos segue igual aos 30 anos?!? rsrs Beijo e q 2017 venha muitos e muitos textos ;)

    ResponderExcluir
  2. Ao 40 estaremos na idade da loba, melhores ainda do que aos 30, rsrsrs

    ResponderExcluir