quarta-feira, 17 de setembro de 2014

31


Há cerca de 2 meses completei 31 anos e agora me sinto definitivamente na casa dos trinta. Os 29 anos ficaram bem lá atrás e hoje estou mais perto dos 32, 33 e 34 do que dos vinte e poucos anos. Estar na casa dos trinta é bom, ter 31 é melhor ainda. Até já me acostumei com a sonoridade: TRIN-TA-E-UM.

Acho que essa idade tem mais bônus do que ônus. E um deles, no meu caso, é que eu comecei a me aceitar do jeito que eu sou. E isso inclui parar de esconder os meus defeitos embaixo do tapete. Minhas imperfeições estão bem na superfície e por mais que eu tente escondê-las algumas delas já estão tão enraizadas, que fazem parte de mim. Se eu abandoná-las estarei perdendo um pouco da minha essência. Então, melhor deixá-las comigo.

Também já começo a aceitar o meu cabelo do jeito que ele é: cacheado, armado e desalinhado. Nasci com cachos e vou morrer com eles, então, melhor aceitá-los. Não sinto mais a mesma vontade de escondê-los. Agora quero exibi-los.

Da mesma forma estou me libertando – com certa dificuldade admito -, da mania de querer ser legal com todo mundo. Percebi que todo mundo e muita gente para ser legal. Além disso, às vezes a gente não consegue ser legal nem com a gente mesmo, então para que ser com os outros? Ser legal o tempo todo leva a exaustão e sufoca nossa espontaneidade. Por isso, tenho deixado o meu lado chato florescer (ele é bem suportável), não vou mais guardá-lo só para mim. A moda agora não é compartilhar? E o que tenho feito com a minha faceta chatinha.

Os 31 anos também apontam uma Camila menos ingênua e isso é a parte que considero mais triste, porque a ingenuidade nos poupa de muitas decepções. É ela quem nos faz enxergar tudo com bons olhos e simpatia. A malícia, ao contrário, nos revela os fatos exatamente do jeito que eles são. Agora sou capaz de captar, de longe, quando há segundas intenções por trás de um discurso ou de uma atitude. Meus ouvidos e minha percepção andam aflorados. Talvez isso seja o ônus dessa idade...Quero a minha ingenuidade de volta!

Mas como tudo tem o seu lado bom e ruim, confesso que vejo mais benefícios nos TRIN-TA-E-UM: agora não pertenço mais ao grupo dos vinte e tantos. Mas ao mesmo tempo ainda sou muito jovem e o tempo está a meu favor. Três décadas já se foram, mas muitas estão ainda por vir, assim espero! E esse é o principal bônus dos 31. Já dá para olhar para trás e lembrar o quanto já fizemos e ao mesmo olhar para frente e vislumbrar quanta coisa há por fazer.


Camila Santos






Nenhum comentário:

Postar um comentário