sexta-feira, 27 de junho de 2014

Copa do Mundo



Não sou fã de futebol e entendo muito pouco desse esporte, mas na época de Copa do Mundo viro torcedora de carteirinha. Assisto aos jogos, torço, vibro com os gols; e até arrisco uns palpites sobre os lances dos jogadores - mesmo que errados.

Eu acho quase impossível não se contaminar com esse clima de Copa porque tudo remete ao Mundial. A decoração nas ruas, o trânsito (nos dias de jogos), a programação da TV - que até provoca “overdose” de tanto que exibe fatos sobre o evento. Mas Copa do Mundo é isso, não é!? Todo mundo falando sobre futebol o tempo todo e em todo lugar.

O fato é que mesmo não sendo fanática por futebol eu não simpatizei, em nenhum momento, com as manifestações contra a realização do Mundial aqui no país. Eu acredito que as manifestações foram tardias e, por isso, já começaram com pouca força.  Afinal de contas, se o Brasil foi escolhido para sediar o Mundial em 2007, qual a razão de iniciar um movimento contra a realização da Copa, meses antes do início do evento (quase aos 45 minutos do segundo tempo)? Pressionar a FIFA? Pressionar o governo? Essas manifestações ocorreram fora de época...

Que houve desperdício de dinheiro e superfaturamento nas obras de vários estádios, nós sabemos. Mas a não realização do Mundial mudaria tudo isso? Duvido. A falta de honestidade nas contas do Mundial é apenas um reflexo de um mal que nos acompanha desde que Dom Pedro pisou em território brasileiro: a desonestidade. É claro que isso não significa que temos que cruzar os braços e nos conformar com a falta de clareza, em tudo o que diz respeito ao dinheiro público. Mas acredito que seja melhor gastarmos a nossa energia para cobrar uma postura mais limpa dos homens que administram o nosso dinheiro no momento certo – como muitos já afirmaram.

O Brasil é o país do futebol, fato! Fama essa conquistada graças a inúmeros ex-jogadores que fizeram história nos campos, desde tempos remotos do Mundial. Já a Copa do Mundo é uma grande festa. Um espetáculo bonito, do qual não vale a pena se privar. O evento merece a nossa atenção e participação. Temos que vibrar por esse esporte que é a nossa cara, que faz parte de nossa tradição. O esporte é legitimo e a nossa torcida deve ser para ele. Isso não significa que somos cúmplices de uns e de outros que, por meio dele, usam e abusam da tal desonestidade.


Camila Santos

2 comentários:

  1. Adoroooo esse clima de Copa e agora fora do meu país como eu estranho não sentir a mesma emoção que nós sentimos. Mas dou meu jeitinho para que essa emoção nunca morra !!! E como tenho orgulho do meus país !!! Agora entendo a importancia desse evento !!!! Vai que sua Brasilllsillsilllll =)

    Boa Cami, como sempre adorei seu texto =P

    Beijãooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é torcer, Jóyce!! Nessa hora não importa a distância geográfica, mas sim a vibração. Saudades de você, menina!

      Excluir