domingo, 17 de fevereiro de 2013

Afinidade

Afinidade é um sentimento que não tem explicação; ou a gente sente ou não sente. Têm pessoas que eu conheço há anos pelas quais eu não sinto um pingo de afinidade. Com elas a conversa não flui com naturalidade, o papo não evolui, a intimidade não se manifesta de jeito nenhum. Já por outras pessoas eu sinto uma afinidade tão grande que mesmo a distância é possível compartilhar tudo: sonhos, projetos, conversa fiada, fofoca. São pessoas com as quais eu posso ficar um tempão sem conversar que na primeira retomada de contato é possível reconhecer a afinidade que existe entre nós.
Hoje faz um ano que uma grande amiga foi morar em outro país, a quilômetros de distância do Brasil. Ela é uma das poucas pessoas pelas quais eu sinto uma verdadeira afinidade e mesmo longe (muito longe), percebo que afinidade continua viva entre nós. Somos muito diferentes: não gostamos do mesmo estilo de roupa, temos temperamentos e profissões diferentes, nos relacionamos com o sexo oposto de maneira MUITO diferente. Mas a afinidade se faz presente em todas as nossas longas conversas, via Skype, rsrs.
Li recentemente um poema que diz que ter afinidade é muito raro. Tal frase soou de forma muita verdadeira para mim, porque realmente dá para contar nos dedos quais são as pessoas que conseguem nos entender, sem que a gente precise ficar justificando nossos pensamentos, escolhas ou sentimentos.
Quando há afinidade entre duas pessoas não há cobrança, pois esse sentimento nos liberta de querer que o outro pense exatamente da mesma forma que nós ou que goste das mesmas coisas que nós gostamos. A afinidade faz com que a gente aceite a outra pessoa do jeito que ela é - com todas as suas virtudes e defeitos. 

Camila

2 comentários:

  1. Camiiiiiiiiiiiiii que lindo texto !!!!! me fez chorar =)

    Em este 1 ano se passou rápido !!! E mesmo assim na distancia não só fora do país mas do corre corre do dia-a-dia da vida sempre dávamos um jeito de se comunicar !!!

    Cami você sabe que eu te adoro !!! Que é a minha 3º irmã =D sempre conte comigo .... mesmo longe estou aqui pro que der e vier

    Eu que sou privilegiada com a tua sincera amizade !!! Logo estou de volta =D

    Beijosss Saudadessss !!!!

    #Amooo seus textos =P

    ResponderExcluir
  2. A pior coisa que existe, é a distância

    ResponderExcluir