quinta-feira, 8 de julho de 2010

Língua Mãe

Há quatro meses inventei de fazer um curso de Língua Portuguesa. Masoquismo? Não, que nada! Apenas queria e precisava dar uma reciclada no português, então, lá fui eu toda animada para o Curso de Língua Portuguesa. No entanto, duas aulinhas foram suficientes para eu perceber como a nossa língua mãe é complicada. Para se ter ideia (sem acento diga-se de passagem), falta menos de um mês para o curso acabar e agora eu estou com mais dúvidas do que quando iniciei o bendito.

Português definitivamente é um idioma difícil. Para tudo se tem uma regra, para todas as regras se têm uma, duas, três, infinitas exceções (só os gramáticos para não enlouquecerem com tudo isso).

Para começar um verbo não é apenas um verbo. Ele pode ser um verbo de ligação, um verbo indireto, transitivo direto ou  indireto, ou ainda, transitivo direto e indireto tudo junto.

E os nossos queridos substantivos que não se contentam apenas em dar nomes para as coisas!?!  Vai ter tanta classificação assim lá na casa do chapéu! É substantivo uniforme, biforme, epiceno, aff.

Tem também as tais das orações subordinadas e coordenadas. Alguém aí se lembra que as orações coordenadas se dividem entre as assindéticas e as sindéticas?

Isso sem citar as mudanças do novo acordo ortográfico: Coloca hífen, tira hífen. Quer saber...melhor deixar pra lá, mesmo porque o curso já foi devidamente pago, quer dizer, parcelado no cartão de crédito.

Camila Santos

4 comentários:

  1. Muito Boa !!!! .... se você acha dificíl ... imagine eu !!! .... a pessoa que deveria ter uma pena perpétua por assassino sucessivo ... rsrsrs ... Beijoooo

    ResponderExcluir
  2. meu deus me fale que vc não está pagando por isso.....

    ResponderExcluir
  3. Camilinha q legal... embora é uma doidera né. Fiz um curso assim fiquei mais na dúvida doq quando comecei, kkkkk Muita coisinha, muito detalhezinho... Mas é válido. Acredite até penso em fazer letras... kkkk A DOIDA.


    bjs

    Guilene

    ResponderExcluir
  4. Olá Camila, tudo bem? Somente hoje vi a sua mensagem. Para você relaxar quanto à nossa língua, não deixe de ler o livro "Preconceito linguístico: o que é e como se faz", de Marcos Bagno. É leitura obrigatória e já é um clássico. Você verá que as coisas não são assim como dizem por aí. Um abração para você.

    ResponderExcluir